O servo motor Arduino é um componente muito útil em projetos de robótica e de eletrônica e, se você está procurando um tutorial de como ligar ele, então chegou no artigo certo.
Aqui você irá entender o mais importante sobre servos motores Arduino e irá aprender a como acionar o seu servo com uma programação intuitiva e fácil.
Você também vai ver que controlar o servo motor Arduino SG90 9g usando o potenciômetro não é um bicho de 7 cabeças.
👨💻 Comprar Agora – Kit Iniciante Arduino com Tutorial e + 20 Projetos ✅
Veja o que separamos para você neste guia de uso do seu servo motor:
Você também pode se interessar:
- Curso de Arduino Grátis Online: Qual fazer?
- Os 2 Melhores Cursos de Eletrônica a Distância
- O Melhor Curso de Robótica Online
Montagem do circuito Servo Motor Arduino
Para ligar o servo motor Arduino, é preciso:
- conectar o fio vermelho no pino +5V do Arduino;
- o fio marrom no GND, e;
- o fio laranja, sinal do servo, no pino digital 9 do Arduino.
Veja as conexões na imagem abaixo:
Para acessar o projeto no aplicativo Tinkercad, clique aqui.
Código utilizado
Agora, veja o código do servo motor que utilizamos no Arduino para controlar o componente:
/* Código do Servo Motor Arduino Monte seus próprios projetos sem dificuldade com programação! ACESSE: https://flaviobabos.com.br/ */ #include <Servo.h> // Biblioteca do Servo Servo meuservo; // Objeto Servo int ang = 0; // Variável Ângulo void setup() { meuservo.attach(9); // Pino usado para conectar o servo } void loop() { for (ang = 0; ang <= 180; ang += 1) { // Vai de 0º até 180º // in steps of 1 degree meuservo.write(ang); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms } for (ang = 180; ang >= 0; ang -= 3) { // Vai de 180º até 0º (+ rápido) meuservo.write(ang); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms } }
Observe que para esse programa funcionar é preciso utilizar a biblioteca do servo motor.
Uma biblioteca no Arduino nada mais é do que um arquivo escrito em C ou C++ que fornece funcionalidades extras (como interpretar o estado do servo motor e fazer com que rotacione no ângulo certo) aos projetos que usamos no Arduino.
Servo Motor Arduino com Potenciômetro – Circuito
Para controlar o micro servo motor de 9g e sua posição iremos usar o potenciômetro de 10kΩ e vamos conectar esse componente no pino analógico A0 do Arduino.
Veja a montagem do projeto com o potenciômetro e Arduino na imagem abaixo:
Para acessar o projeto do servo + potenciômetro no Tinkercad, clique aqui.
Código utilizado
O código usado no potenciômetro para controlar o servo é bem simples e fácil de entender, observe:
/* Código do Servo Motor Arduino Monte seus próprios projetos sem dificuldade com programação! ACESSE: https://flaviobabos.com.br/ */ #include <Servo.h> // Biblioteca do Servo Servo meuservo; // Objeto Servo int val; // Variável de leitura analógica do potenciômetro int pot = 0; // Pino usado para conectar o potenciômetro void setup() { meuservo.attach(9); // Pino usado para conectar o servo } void loop() { val = analogRead(pot); // Lê o valor analógico do potenciômetro (0 a 1023) val = map(val, 0, 1023, 0, 180); // Transforma em um valor em graus 0º a 180º meuservo.write(val); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms }
Desafio
Você aprendeu neste tutorial a maneira mais simples e comprovada de acionar um servo motor. Então, que tal partir para o próximo nível e construir o seu próprio projeto com o que você aprendeu aqui hoje?
Portanto, o projeto que estou falando é um Braço Robótico DIY de baixo custo ao qual você pode acessar o tutorial completo aqui do site.
É um projeto de robótica que conta com 3 graus de liberdade além de que sua estrutura é feita de palitos de madeira e não de MDF nem acrílico.
- Veja também: Os 10 melhores projetos de eletrônica com Arduino.
O que é e como funciona um servo motor Arduino?
O servo motor é um componente comum entre os hobbistas da eletrônica e do mundo maker.
Ele é amplamente utilizado em diversas áreas tais como a robótica, o aeromodelismo e ganha mais força ainda quando integrado com outros componentes eletrônicos como o sensor ultrassônico, RFID e demais projetos com o Arduino.
Uma das vantagens do servo é o seu eixo que pode ser precisamente controlado de acordo com o acionamento do seu motor. Além disso, para se movimentar, esse componente conta com um sistema interno de engrenagens bem eficaz.
Para monitorar a posição exata desse eixo, um potenciômetro é utilizado como um sensor e, para que tudo se funcione como o esperado, tanto o servo motor como sua comunicação com o Arduino, uma placa de controle interno é utilizada.
No entanto, se não fosse pelo PWM (Pulse Width Modulation) não seria possível controlar a posição exata do eixo do servo.
Além do tipo de servo que rotaciona em 180 graus que você aprendeu a ligar neste tutorial, também existem aqueles que fazem rotações contínuas e de 270 graus.
Especificações do servo SG90 de 9g
Algumas particularidades do servo motor SG90 9g:
Peso | 9g |
Dimensão | 23 × 12,2 x 29 mm |
Engrenagem | Conjunto de engrenagem de nylon |
Velocidade de operação | 0,1 seg / 60 graus |
Tensão operacional | 3-6 V DC |
Faixa de PWM | 500 a 2400 microssegundos |
Velocidade | 60 graus em 0,12 s |
Torque | 1,2 kg / cm |
Conexões | Marrom (GND) Vermelho (5 V) (Laranja: PWM) |
Caso chegou até aqui e queira aprender ainda mais sobre Arduino e economizar tempo que você teria ao aprender sozinho, então indico você acessar o Curso Arduhack do Lobo da Robótica.
Gostou deste tutorial? Não deixe de dizer sua opinião nos comentários abaixo.
Vejo sempre com bons olhos, todos os seus post.
Muito obrigado por compartilhar.
Abs